WhatsApp
Facebook
Tornado causa destruição e deixa mais de 200 casas danificadas em São José dos Pinhais

Um tornado atingiu São José dos Pinhais, no Paraná, provocando destelhamentos de casas e comércios, além de assustar moradores neste sábado (10). Até o momento, não há informações de feridos. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou a ocorrência do fenômeno às 19h35. O tornado atingiu o bairro Guatupê e o Simepar agora busca classificar o fenômeno.

“A classificação do fenômeno depende de visitas técnicas que serão realizadas ao longo do fim de semana. A análise também inclui dados de radares meteorológicos e dados coletados pela Defesa Civil”, explicou o Simepar em comunicado.

Moradores registraram vídeos do momento em que o tornado passou pela cidade. As imagens mostram uma nuvem em formato de funil no céu, com objetos sendo levados pelo vento. “Parece um tornado, as coisas voando em círculo”, comentou um morador. Outra moradora registrou: “Meu Deus! Olha isso. Jesus amado!”.

Além de destelhamentos, o fenômeno também derrubou muros e postes. De acordo com a Prefeitura de São José dos Pinhais, “está atuando de forma intensa e contínua no atendimento às ocorrências registradas após o tornado que atingiu o município”.

“Até o momento, mais de 200 residências já foram cadastradas pelas equipes municipais para levantamento de danos e encaminhamento dos atendimentos necessários. Também foram registrados quatro casos de queda de árvores”, informou a administração municipal. Os bairros Guatupê e Borda do Campo foram os mais afetados, segundo a prefeitura.

A Administração Regional do Guatupê, localizada na Praça da Juventude, está servindo como ponto de apoio para distribuição de lonas às famílias atingidas. Enquanto isso, em Curitiba, a estação meteorológica instalada no bairro Portão registrou rajadas de vento de até 68 km/h no mesmo período. Até as 19h, a Prefeitura de Curitiba recebeu 57 relatos de quedas de árvores e distribuiu sete lonas em atendimento à população afetada.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook