WhatsApp
Facebook
Simepar prevê tempo mais estável no Paraná a partir de quarta-feira após chuvas e ventos fortes

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que, após as chuvas que começaram no domingo em algumas regiões, o clima deverá se estabilizar gradualmente em todo o Estado a partir de quarta-feira (3). As temperaturas, que atingiram mais de 35°C no fim de semana em diversas cidades, deverão ficar um pouco mais baixas.

“Tivemos, no domingo, muito calor no Paraná, e esse forte aquecimento, associado à disponibilidade de umidade vinda do Norte do Brasil, além da presença de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina, favoreceram o desenvolvimento de várias áreas de instabilidade no Estado”, explicou Samuel Braun, meteorologista do Simepar. No domingo, as temperaturas ultrapassaram 35°C em 20 estações meteorológicas paranaenses, com os registros mais altos em Loanda (38,7°C) e Capanema (38,7°C).

Ainda no domingo, foram registradas rajadas de vento significativas em várias localidades. Entre os destaques estão Capanema (63 km/h às 22h30), Candói (62,3 km/h às 22h45), Curitiba – Santa Felicidade (61,6 km/h às 17h e às 17h40, de acordo com medição da prefeitura) e Planalto (79,2 km/h por volta das 23h, conforme o Inmet). Em relação à chuva, os maiores acumulados foram registrados em Cerro Azul (17,2 mm), Lapa (22,2 mm), Piraquara (28,2 mm, medido pela Sanepar), Foz do Iguaçu (17 mm), Curitiba – Boa Vista (51,4 mm), Curitiba – Santa Felicidade (60,2 mm) e Curitiba – Vista Alegre (40,6 mm). A capital paranaense e São José dos Pinhais também tiveram registro de granizo.

Nesta segunda-feira (1), a chuva continuou, com acumulados acima dos 10 mm antes das 8h30 em localidades como Pontal do Paraná (Pontal do Sul), Guaratuba, Matinhos e no distrito de Horizonte, em Palmas. “A chuva forte que ocorreu entre os Campos Gerais e Curitiba foi pontual, ou seja, não choveu em todos os municípios. A tendência para as próximas horas é de que a instabilidade ganhe força. As tempestades que ocorreram no domingo com raios e ventos fortes podem se repetir em praticamente todas as regiões paranaenses”, afirmou Braun. A previsão é de chuva ao longo do dia, com as temperaturas um pouco mais amenas, exceto no Norte do Estado, onde os termômetros ainda poderão chegar à casa dos 30°C.

Para terça-feira (2), a expectativa é de continuidade das condições de instabilidade, com risco elevado de tempestades devido à presença de uma frente fria que avança pelo oceano. De acordo com Braun, “no interior, principalmente no Oeste e Sudoeste, chove já durante a madrugada, e nas demais regiões, como Curitiba e o Norte, a chuva ocorrerá entre o período da manhã e da tarde, podendo se prolongar até o início da noite. A chuva não deverá durar por longos períodos, mas será expressiva”.

Entre a tarde de segunda-feira e a madrugada de terça, o Simepar emitiu um aviso meteorológico. A região Noroeste apresenta risco alto de tempestades localizadas e chuva intensa em curto espaço de tempo, com possibilidade de descargas elétricas, rajadas de vento e granizo. Para o restante do Estado, o risco é moderado neste período. Na tarde de terça, o mapa meteorológico prevê risco baixo no Oeste e Sudoeste, risco alto na faixa litorânea e no sul de Curitiba, até São Mateus do Sul, e risco moderado nas demais áreas para tempestades e chuva intensa em curto espaço de tempo, além de descargas elétricas, ventos fortes e granizo.

Na quarta-feira (3), ainda deverá chover nas regiões Leste e Norte do Estado. Nas demais áreas, o tempo ficará mais estável, com temperaturas altas durante a tarde. Entre a tarde de quarta e a manhã de quinta-feira (4), o mar estará agitado, registrando ondas de 1,5 a 3 metros de altura, com picos ainda maiores em alto-mar.

Na quinta e sexta-feira (4 e 5), a entrada de umidade vinda do oceano deixará o céu mais nublado na região Leste do Paraná. As temperaturas pela manhã serão mais baixas, variando entre 14°C e 15°C em áreas como o Centro-Sul, Campos Gerais e Curitiba.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook