WhatsApp
Facebook
Procon/PR alerta sobre golpes na Black Friday e dá dicas para evitar fraudes

O Procon/PR, ligado à Secretaria estadual da Justiça e Cidadania, intensifica as recomendações para que os consumidores evitem ser vítimas de golpes durante a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (28). “Com o aumento do volume de compras e publicidade, os riscos também se intensificam”, declara Claudia Silvano, coordenadora do Procon/PR. Confira algumas orientações para evitar problemas:

– **Acompanhe a variação dos preços ao longo do tempo**: Monitorar os preços com antecedência ajuda a identificar se, de fato, há promoção ou se as empresas estão tentando enganar o consumidor com falsos descontos.

– **Cuidado com links recebidos em redes sociais**: Links recebidos por WhatsApp e e-mail devem ser avaliados com atenção. Uma das características de golpes é redirecionar o consumidor para páginas que imitam sites oficiais, mas que geralmente aceitam apenas boleto ou pix como forma de pagamento. Isso é um alerta porque, nesses casos, reverter o prejuízo é bem mais difícil.

– **Avalie a necessidade da compra**: Antes de adquirir algum item, analise se ele é realmente necessário, se cabe no orçamento e se é a melhor hora para comprá-lo. Essa reflexão ajuda a evitar compras impulsivas, reduzir riscos de golpes e proteger o dinheiro.

– **Considere promoções nas lojas físicas**: Não se limite às promoções online. Muitas lojas físicas também participam da Black Friday, podendo oferecer preços atrativos e boas condições de pagamento. Além disso, em compras presenciais, o pagamento é feito na hora, reduzindo os riscos de fraudes.

“Apesar disso, todo cuidado é pouco e estar atento ajuda a não ter prejuízos”, complementa Claudia Silvano. O Procon/PR disponibiliza canais de atendimento para o registro de reclamações e orientações adicionais aos consumidores.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook