WhatsApp
Facebook
Copel reforça cuidados com instalações de decorações natalinas para evitar acidentes elétricos

Com a aproximação das festas de fim de ano, as decorações natalinas começam a tomar conta de ruas, fachadas de comércios e residências. A Copel alerta que a instalação da iluminação de Natal exige cuidados especiais para garantir a segurança em espaços internos e externos.

Helio Fernandes de Carvalho Macedo Filho, gerente executivo de Segurança do Trabalho na Copel, destaca a importância de evitar situações que possibilitem curtos-circuitos e outros incidentes relacionados à energia elétrica. Ele enfatiza o cuidado desde a escolha dos enfeites: “É importante que as pessoas tenham atenção desde o momento da aquisição de luminárias e enfeites natalinos, observando os dados que estão no rótulo do produto, porque isso pode impactar na segurança depois da instalação. São recomendados produtos certificados, testados e de origem reconhecida.”

Além disso, ele alerta que o planejamento é indispensável, pois há vários fatores de risco. É necessário verificar se as luminárias são específicas para ambientes internos ou externos, já que a exposição ao sol e à chuva pode causar ressecamento e levar a curtos-circuitos. Instalações em altura, próximas à rede elétrica, e sobrecargas em tomadas podem ser particularmente perigosas.

Helio ressalta ainda a necessidade de inspecionar enfeites guardados de anos anteriores. Fios quebrados, desencapados ou ressecados e emendas improprias podem comprometer a segurança, e, se forem identificados problemas, o ideal é descartar o material. “Ao ligar as luminárias, quando não houver a possibilidade da utilização de uma tomada por equipamento, a opção mais segura é a da utilização de filtros de linha com fusíveis de proteção. Não se deve utilizar benjamins ou ‘Tês’ que podem causar sobrecargas. Crianças devem ser orientadas a não tocar nas lâmpadas ou conexões elétricas”, recomenda o especialista.

Para decorações externas, é fundamental manter distância da rede elétrica, tanto na instalação quanto na disposição dos enfeites. Caso enfeites sejam instalados em locais altos, como telhados, beirais, portões ou árvores, o uso de escadas e itens como varas para erguer a decoração deve ser feito com atenção redobrada para evitar contatos acidentais com fios de energia.

Nos casos de instalação de ornamentos em logradouros públicos que utilizam postes de energia, a Copel informa que prefeituras ou empresas responsáveis devem entrar em contato com a companhia previamente. Esses projetos precisam de responsabilidade técnica e emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), além de seguir normas de segurança específicas, como materiais compatíveis que não conduzam eletricidade.

Em situações de acidentes envolvendo a rede elétrica, a Copel orienta ligar para a central de atendimento pelo número 0800 51 00 116, que pode ser acionado de qualquer telefone.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook