O Museu Oscar Niemeyer completa 23 anos no dia 22 de novembro. Como parte das comemorações, serão realizadas atividades artísticas especiais inspiradas no livro “MON em Movimento”, lançado recentemente pelo Museu. A programação inclui um ateliê de criação (colagem), uma oficina de movimento, desenho e narrativa e a pintura de um painel com canetinha. As ações serão realizadas no Espaço de Oficinas e no Pátio de Esculturas, a partir das 10h30, sem necessidade de inscrição prévia.
No Pátio das Esculturas, a atividade de pintura de painel com canetinha ocorrerá das 10h30 às 16h30. Já no Espaço de Oficinas, o ateliê de criação (colagem) será das 13h às 16h. Ainda no mesmo local, a oficina de movimento, desenho e narrativa terá três sessões: às 11h, 13h e 14h. A oficina será conduzida pelo artista André Mendes, pela escritora Priscyla Alma e pelo ilustrador Leonardo Yoorka, promovendo a criação de um zine a partir de uma experiência sensorial que une diferentes linguagens artísticas, como expressão corporal, colagem e desenho.
Além das comemorações do aniversário, os visitantes podem conferir exposições em cartaz, como “Através”, de Mariana Palma; “Teia à Toa”, de Barrão; “Sonhos de Cinema: Arte para a Sétima Arte”; “Veemente”, de Gabriel de la Mora; “Pure Gold – Upcycled! Upgraded!”; “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “África, Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Colonialismo”; e “O Mundo Mágico dos Ningyos”, além do “Pátio das Esculturas”, “Espaço Niemeyer” e “MON sem Paredes”.
O livro “MON em Movimento”, escrito por Priscyla Alma e ilustrado por Leonardo Yorka, busca promover uma interação criativa e lúdica com o Museu, percorrendo seus espaços e explorando as pesquisas da instituição. A publicação destaca a capacidade do Museu em atender um público diverso, fomentando a inclusão e oferecendo atividades práticas para inspirar, especialmente as crianças, a explorar e criar de forma independente.
Reconhecido como um dos maiores museus de arte da América Latina, o Museu Oscar Niemeyer pertence ao Estado e é vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. O MON abriga um acervo com cerca de 14 mil obras de arte espalhadas por seus 35 mil metros quadrados de área construída, que contemplam produções nacionais e internacionais nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de coleções asiáticas e africanas.
Serviço:
Dia 22/11 (sábado)
– Pintura de painel com canetinha: das 10h30 às 16h30 – Pátio das Esculturas
– Ateliê de criação (colagem): das 13h às 16h
– Oficina de movimento, desenho e narrativa:
– Sessão 1: 11h
– Sessão 2: 13h
– Sessão 3: 14h
O Espaço de Oficinas comporta até 60 participantes simultaneamente no ateliê de criação. A rotatividade é organizada por ordem de chegada. Já a oficina de movimento, desenho e narrativa atende até 30 pessoas por sessão, também por ordem de chegada, sujeita à lotação. Crianças menores de 13 anos precisam estar acompanhadas por um responsável durante todas as atividades. O acesso é permitido até as 15h30, sujeito à disponibilidade de materiais. O tempo de espera pode variar entre 10 e 60 minutos.







