O uso do botão da ‘importunação sexual’ no transporte público de Curitiba registrou uma queda de 42% em 2025, quando comparado ao ano anterior. Durante este ano, o equipamento foi acionado 22 vezes, de acordo com dados divulgados pela Prefeitura. Em 2024, o sistema havia sido acionado 38 vezes.
Desde sua criação em 2023, o botão da ‘importunação sexual’ já foi utilizado um total de 99 vezes, segundo informações fornecidas pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Este recurso faz parte de uma ação da Urbs com o objetivo de intensificar o combate ao assédio sexual nos ônibus da cidade. Quando o botão é acionado, um alerta é enviado diretamente para o Centro de Controle Operacional e para a Muralha Digital, mobilizando a Guarda Municipal.
Toda a frota de ônibus que circula em Curitiba conta com o sistema instalado. Além do botão da importunação sexual, os veículos possuem dispositivos específicos para relatar acidentes, assaltos, arrastões, operações policiais e ocorrências de rabeiras. Atualmente, em torno de 62% da frota de ônibus da cidade está equipada com câmeras, que também auxiliam na fiscalização e prevenção desses crimes.







