A Secretaria da Educação do Paraná divulgou nesta segunda-feira (3) a lista de 50 colégios da rede estadual que participarão de uma consulta para decidir sobre a adesão ao modelo cívico-militar a partir do próximo ano letivo. A consulta acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro e envolverá toda a comunidade escolar, incluindo pais, responsáveis, alunos e professores.
As escolas participantes estão localizadas em 34 cidades e atendem ao todo 21 mil alunos. Em Curitiba, 11 colégios foram escolhidos para o processo, entre eles o Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha, Domingos Zanlorenzi, Gabriela Mistral, Guido Straube e Ivo Zanlorenzi, além dos colégios João Paulo II, José Guimarães, Loureiro Fernandes, Maria Pereira Martins, Santos Dumont e José Busnardo. Não há escolas de municípios vizinhos incluídas no processo.
Os critérios técnicos para a escolha das escolas foram definidos pelo Departamento de Educação, mas a Secretaria ainda não divulgou as regras e o formato completo de votação, o que deve ocorrer nas próximas semanas.
Implementado no Paraná em 2021, o modelo cívico-militar combina a gestão civil das escolas com a atuação de militares da reserva em atividades administrativas, apoio à rotina e organização escolar. Atualmente, 312 colégios do estado adotam esse formato, reunindo cerca de 190 mil alunos.







