Evento no Expotrade Pinhais reuniu mais de quatro mil pessoas e premiou estudantes da rede municipal, consolidando Campina Grande do Sul como referência em qualidade educacional no Paraná.
O município de Campina Grande do Sul consolidou sua posição como referência em qualidade educacional no Paraná ao dominar a categoria Redação na 30ª edição do prestigiado Programa Agrinho. Em um feito inédito, a cidade conquistou todas as premiações regionais entre os finalistas na escrita criativa e se destacou também na expressão artística, evidenciando a diversidade de talentos presentes na rede municipal de ensino.

A grandiosa cerimônia de premiação, realizada na segunda-feira (20) no Expotrade Pinhais, reuniu mais de quatro mil pessoas, incluindo estudantes, pais, educadores e autoridades. O evento foi uma celebração emocionante e de grande produção em torno do tema “Festejando a conexão campo e cidade”, promovido pelo Sistema FAEP para celebrar três décadas de história do Agrinho, um dos maiores programas de responsabilidade social e educação do país.

Rede Municipal de Ensino brilha com doze alunos premiados
O êxito de Campina Grande do Sul é fruto de um trabalho pedagógico sólido e contínuo nas escolas municipais, envolvendo diretamente alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da APAE. A conquista de todos os prêmios na categoria Redação da Regional Curitiba não apenas destaca o nome do município, mas também evidencia o comprometimento dos educadores em estimular a leitura, a escrita e a expressão textual desde os anos iniciais. Além disso, a premiação reconheceu a produção artística dos estudantes, reforçando a importância do incentivo à criatividade desde cedo.

Ao todo, doze alunos da rede municipal foram reconhecidos por suas produções de excelência — dez na categoria Redação e duas na categoria Desenho —, todos orientados por professoras que transformam a sala de aula em um espaço de descoberta, criatividade e valorização do potencial individual.
O reconhecimento à Campina Grande do Sul também se estendeu aos Colégios Estaduais João Maria de Barros e Terra Boa.
ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PREMIADOS
| COLOCAÇÃO | ALUNO(A) | ESCOLA | PROFESSOR(A) | TURMA | CATEGORIA |
| 1º lugar | Yasmim Vitória dos Santos do Nascimento | Maria Clara Barbosa da Gama (APAE) | Vanessa Neves Cavalcante Rufato | APAE | DESENHO |
| 1º lugar | Isabella Vitória Poleto Pereira | José Eurípedes Gonçalves | Dilma dos Santos Enes Oliboni | 3º ano | REDAÇÃO |
| 1º lugar | Rômulo Ryan da Silva Bezerra | Augusto Staben | Eunice Estevão dos Santos | 5º ano | REDAÇÃO |
| 1º lugar | Sofia da Silva Nogueira | Professora Nilce Terezinha Zanetti | Valquiria Bomfim Albuquerque dos Santos | 2º ano | REDAÇÃO |
| 1º lugar | Alice Eduarda Calixto | Augusto Staben | Fabiane Gomes Canestraro | 1º ano | DESENHO |
| 2º lugar | Arthur de Oliveira Aparecido | Augusto Staben | Jaqueline Rosa da Silveira dos Santos | 4º ano | REDAÇÃO |
| 2º lugar | Nathan Ribeiro Fagundes | Augusto Staben | Rosanda Inocência de Souza | 2º ano | REDAÇÃO |
| 2º lugar | Thalita Lima | Professora Nilce Terezinha Zanetti | Francieli da Silva dos Santos | 5º ano | REDAÇÃO |
| 2º lugar | Valentina Rodrigues de Arruda | José Eurípedes Gonçalves | Dilma dos Santos Enes Oliboni | 3º ano | REDAÇÃO |
| 3º lugar | Pedro Augusto Bauer Quaresma | Ulisses Guimarães | Anelize Regina Mendes de Anunciação | 4º ano | REDAÇÃO |
| 3º lugar | Renan Cardoso Daufenbach | Anna Ferreira da Costa | Jocilene Simão Barbosa Cordeiro | 3º ano | REDAÇÃO |
| 3º lugar | Samanta Valentina Pierre Quintero | José Eurípedes Gonçalves | Eliane Lopes Rodrigues | 2º ano | REDAÇÃO |
Tradição e inovação tecnológica
A Secretaria Municipal de Educação destacou que este desempenho expressivo é a prova da eficácia do trabalho pedagógico estruturado, que alia a formação continuada dos educadores ao estímulo da criatividade e ao protagonismo estudantil. A colaboração sinérgica entre gestão escolar, professores e famílias tem sido fundamental para os avanços significativos na aprendizagem e no desenvolvimento criativo dos estudantes.

O município mantém uma tradição consolidada no Agrinho, integrando o tema da conexão entre campo e cidade em seu currículo de forma contínua. Esta realidade local, onde o rural e o urbano se entrelaçam, serve como fonte de inspiração, resultando em produções textuais e visuais sensíveis e autênticas.

Durante o evento, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, ressaltou o legado de três décadas do programa, que transforma a relação entre campo e cidade por meio da educação, despertando consciência ambiental, cidadania e respeito pelas origens rurais. A Secretaria Municipal de Educação comemorou as premiações e enfatizou que o resultado é fruto de um esforço coletivo, com uma rede de ensino comprometida, professores e alunos que acreditam no poder da educação. Para a pasta, o Agrinho valoriza as crianças e mostra que, quando o ensino é feito com dedicação, o aprendizado se transforma em conquistas reais. A equipe pedagógica ressaltou ainda a grandiosidade do evento e a importância do Programa Agrinho como uma experiência de sucesso, fruto da dedicação dos professores e da alta qualidade dos trabalhos apresentados.







