WhatsApp
Facebook
Professores da rede estadual compartilham estratégias para o Enem 2025, com foco em linguagem e interpretação

A edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada nos dias 9 e 16 de novembro, com estimativa de participação de cerca de 5 milhões de pessoas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre os inscritos, mais de 1,3 milhão são da rede pública de ensino, o que representa 72% do total. No Paraná, 195 mil estudantes se inscreveram, sendo mais de 72 mil concluintes do ensino médio da rede estadual.

Para auxiliar os estudantes na preparação para o exame, a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) disponibilizou o recurso educacional digital Enem Paraná desde março deste ano. A plataforma oferece videoaulas, simulados e ferramentas personalizáveis que atendem diferentes estilos de aprendizagem. O acesso pode ser feito tanto online quanto offline, pelo computador ou celular, permitindo que os estudantes ajustem os estudos às suas necessidades.

Além do suporte tecnológico, professores da rede estadual estão auxiliando os alunos diretamente nas salas de aula, esclarecendo dúvidas e orientando sobre os protocolos das provas. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, ressalta o comprometimento da equipe com os resultados. “Essa é uma fase importante, e nossos estudantes não estão sozinhos. Os professores da rede estadual estão muito bem preparados e têm dicas valiosas para ajudar nesse momento”, afirma. Ele ainda orientou: “Aproveitem cada aula, estejam atentos a cada orientação. Todo esse esforço faz diferença lá na frente.”

O professor de português Wagner Revoredo, do Colégio Estadual Leôncio Correia, em Curitiba, destaca a importância de atenção e foco nas provas, que têm duração total de aproximadamente 10 horas. “Leia com muita calma o enunciado, o texto de apoio e as alternativas. É importante entender qual informação o examinador quer passar”, orienta. Wagner enfatiza que questões baseadas em redes sociais podem aparecer, considerando as tendências das edições anteriores. “Podemos ter textos mais relacionados às realidades dos adolescentes, como um post do Instagram questionando o significado imagético ou a mensagem daquela postagem. É necessário relacionar a imagem com o texto da publicação para chegar à resposta.”

A professora Dulce Lopes, também do Leôncio Correia, pontua os desafios relacionados à redação, especialmente pelo impacto do uso de redes sociais no cotidiano dos estudantes. “Para quem se comunica online, é muito fácil usar a abreviação de palavras e não dar muita atenção à pontuação e à concordância verbal e nominal. Por isso, deve-se tomar um cuidado especial no uso da linguagem formal e da norma culta, porque qualquer desvio pode resultar em diminuição da nota da redação”, alerta. Ela também aconselha sobre o preenchimento das linhas: “Não deixe espaços, utilize a linha na sua totalidade e, preferencialmente, separem as sílabas! A separação silábica é um conteúdo importante que demonstra o seu conhecimento gramatical.”

A edição de 2025 do exame será composta por 180 questões distribuídas em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. A redação, programada para a primeira etapa, no dia 9, exigirá a produção de um texto dissertativo-argumentativo com até 30 linhas baseado em uma situação-problema, abordando um tema de relevância social, cultural, científica ou política.

Por ser a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, as notas do Enem são utilizadas em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem requisito para programas de financiamento estudantil, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No Paraná, universidades estaduais como UEL, Unioeste, Unicentro, UENP e Unespar utilizam as notas do Enem como critério complementar de seleção, enquanto a UEM adota o exame em edições específicas para o preenchimento de vagas remanescentes.

De forma inédita, em 2025, as provas não ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro apenas nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Nessas localidades, as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro.

Disponível desde março, o Enem Paraná segue desempenhando um papel fundamental na preparação dos estudantes paranaenses, com recursos inovadores que ajudam a consolidar conhecimentos direcionados ao Enem e outros vestibulares.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook