Uma massa de ar frio que se instalou sobre o Paraná após a passagem de uma frente fria no último fim de semana fez as temperaturas despencarem. Quatro estações meteorológicas do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) registraram, entre domingo (19) e segunda-feira (20), as temperaturas mais baixas para outubro desde o início de suas séries históricas.
Cornélio Procópio marcou 10,4°C na segunda-feira (20), a menor temperatura para outubro desde a instalação da estação em 2018. Também na segunda-feira, Laranjeiras do Sul registrou 8,3°C, a menor marca para outubro desde 2017, quando a estação foi instalada. No domingo (19), o distrito de Horizonte, em Palmas, registrou 4,7°C, a temperatura mais baixa para outubro desde a abertura da estação em 2019. Já Santo Antônio da Platina, também na segunda-feira, teve 10,1°C de mínima, a menor para o mês de outubro desde o início da sua série histórica, em 2019.
Além das temperaturas mínimas, o vento intensificou a sensação de frio no início desta semana. “A circulação de um sistema de alta pressão no oceano, com giro no sentido anti-horário, favorece aumento dos ventos em todo o estado e transporta umidade do oceano em direção ao continente, induzindo à formação de nuvens na região Leste e nos Campos Gerais”, explicou Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
Até as 15h30 desta terça-feira (21), as maiores rajadas de vento foram registradas em Santa Maria do Oeste (79,6 km/h às 5h45), Cornélio Procópio (73,1 km/h às 2h45), Laranjeiras do Sul (66,2 km/h às 8h30), Distrito de Horizonte, em Palmas (64,8 km/h às 2h15), Cascavel (64,4 km/h às 7h30) e Santo Antônio da Platina (63 km/h às 7h15). Na segunda-feira, a maior rajada registrada foi em Santo Antônio da Platina, com 61,9 km/h às 8h45, enquanto no domingo, a cidade também liderou o ranking, com 63 km/h às 8h15.
“Os ventos seguem mais intensos até o fim de semana. Já as temperaturas sobem gradativamente a partir desta quarta-feira (22) em todas as regiões do Estado”, afirmou Furlan.
As máximas também foram impactadas pelo frio. As temperaturas mais altas do dia acabaram sendo as mais baixas já registradas no mês de outubro em várias estações do Simepar em 2025. Em Pato Branco e Cerro Azul, por exemplo, as máximas foram as menores desde 1997.
Apesar dos recordes de frio, ainda não é possível afirmar que outubro fechará com temperaturas abaixo da média. Os próximos dez dias devem apresentar temperaturas mais elevadas, podendo equilibrar a média mensal e mantê-la dentro do padrão histórico.