A Prefeitura de Curitiba foi classificada com o nível “ótimo” na edição 2025 do Índice de Transparência e Governança Pública – Municipal (ITGP-M), divulgado pela Transparência Internacional – Brasil na terça-feira (7). Com 87,5 pontos de 100, a capital paranaense alcançou a maior nota entre os municípios da região Sul e a terceira entre as capitais brasileiras, ficando atrás apenas de Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ).
Curitiba se destacou especialmente nas categorias Transparência Financeira e Orçamentária (96,9), Legal e Comunicação (95) e Engajamento e Participação (92,3). Na avaliação de Adaptação Climática, a cidade obteve classificação “boa”, com 78,57 pontos, ocupando o 1º lugar entre os municípios avaliados no Paraná.
O avanço representa uma melhora significativa em relação a 2024, quando a cidade tinha classificação “regular”, com nota 48,3. Segundo a Prefeitura, o resultado é fruto de um trabalho conjunto liderado pela Controladoria-Geral do Município (CGM), em articulação com a Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati) e demais secretarias municipais.
O prefeito Eduardo Pimentel afirmou que a transparência é um compromisso da gestão e que o objetivo é aproximar o cidadão do poder público. Para o controlador-geral Bruno Pandini, o resultado comprova o compromisso da Prefeitura com uma gestão ética, aberta e responsável, destacando o empenho coletivo da equipe da CGM.
Desde o início da gestão, a CGM promoveu ações para aprimorar o Portal da Transparência, facilitando o acesso do cidadão às informações públicas — um dos fatores que contribuiu para o avanço na avaliação do ITGP-M.
O levantamento analisou 329 prefeituras em 11 estados, considerando práticas de transparência, integridade, participação social, dados abertos e combate à corrupção. Dos municípios avaliados, apenas 49 (14,9%) receberam classificação “ótima”, enquanto 126 (38,3%) ficaram com nível “ruim” e 18 (5,5%) com nível “péssimo”. O índice classifica os entes avaliados em ranking, atribuindo notas de 0 a 100 pontos, quanto maior, melhor o nível de transparência.