A primeira unidade do Poupatempo Paraná foi inaugurada nesta terça-feira, 7, no Shopping Estação, localizado no bairro Rebouças, na região central de Curitiba. Ao todo, serão 20 unidades implantadas no Estado, com o objetivo de centralizar, simplificar e modernizar a oferta de serviços públicos estaduais.
Segundo o governador Ratinho Junior, presente na inauguração, o projeto é inspirado no modelo de São Paulo e busca facilitar a vida dos cidadãos ao reunir serviços em um único espaço. “Esse é um projeto inspirado no modelo de São Paulo, onde já existe há muitos anos, e cujo objetivo é facilitar a vida das pessoas e garantir uma melhor prestação de serviço. Aqui os cidadãos paranaenses poderão solicitar a emissão de identidade, documentos do Detran-PR e resolver demandas da Defensoria Pública, Copel, Sanepar e Cohapar, tudo em um único local”, afirmou o governador.
A unidade de Curitiba oferece mais de 200 serviços, entre eles a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, atendimentos do Detran-PR, serviços da Copel e Sanepar, consultas da Cohapar, cadastro no programa Casa Fácil Paraná e encaminhamento de solicitações de seguro-desemprego e vagas de emprego das Agências do Trabalhador. O atendimento é realizado mediante agendamento prévio no site do Poupatempo Paraná ou nos totens interativos disponíveis na unidade.
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o acesso ao local, antes da abertura do shopping, pode ser feito das 8h às 10h pela Avenida Sete de Setembro, em frente à Praça Eufrásio Corrêa. A operacionalização é feita pelo Consórcio PR Cidadania, encarregado de implantar, manter e operar as unidades, além de recrutar e treinar os funcionários. O modelo implantado, que promete reduzir custos em até 70%, pode gerar uma economia de mais de R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos.
O governador Ratinho Junior destacou que o modelo também fomenta a digitalização do atendimento, permitindo que muitos serviços sejam acessados por celular ou computador. “Fizemos um estudo detalhado durante cinco anos e a previsão é de uma economia de cerca de R$ 60 milhões por ano, recurso que poderá ser aplicado em outras áreas, como obras, educação e saúde”, afirmou. A previsão é que todas as unidades estejam em operação até março do próximo ano, sempre em locais estratégicos e próximos a comércio e transporte público.
Leandro Moura, superintendente de Governança de Serviços e Dados e responsável pela coordenação do projeto, ressaltou o esforço das equipes envolvidas para colocar a unidade em funcionamento em tempo recorde. “Foram apenas 40 dias entre o início da obra e a inauguração, o que mostra o comprometimento das equipes envolvidas. Tivemos recrutamento, treinamento e preparação de todo o contingente que vai atender o público. Foi um esforço conjunto do Governo do Estado, que mobilizou diversas secretarias e servidores para garantir que o Poupatempo começasse a operar com qualidade desde o primeiro dia”, afirmou.
O modelo implantado é considerado inovador por integrar atendimento presencial com canais digitais, como portal, aplicativo, totens e assistência virtual. “É um formato inédito no Brasil, nenhum outro Poupatempo reúne todos esses canais. Além disso, a estrutura estadual continuará acompanhando e fiscalizando diariamente a prestação dos serviços, para assegurar que o cidadão tenha sempre um atendimento de excelência”, explicou Moura.
Dentre os serviços destacados, a Copel oferece ligação nova de energia, mudança de titularidade, emissão de segunda via e atualização cadastral; a Sanepar realiza solicitações de ligação de água, verificação de consumo e emissão de faturas; a Cohapar garante acesso a programas habitacionais e informações do programa Casa Fácil Paraná. Já o Detran-PR disponibiliza renovação da CNH, transferência de veículos, pagamento de multas e parcelamento do IPVA, entre outros. Além disso, há serviços da Secretaria da Educação, Secretaria do Trabalho, Receita Estadual, Paranaprevidência e do Instituto de Identificação.
Após a inauguração em Curitiba, as próximas cidades a receberem unidades serão Londrina e Ponta Grossa, localizadas nos shoppings Boulevard e Palladium. Em novembro, o Poupatempo Paraná será expandido para Maringá, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu, Araucária e para o Pinheirinho, em Curitiba. O projeto será implantado em fases e outras unidades estão previstas para cidades como Campo Mourão, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Pinhais e Toledo.
A expectativa é que, com todas as unidades em funcionamento, o Poupatempo Paraná realize cerca de 7 milhões de atendimentos por ano, uma média diária de 27 mil serviços. A lista completa dos serviços disponíveis pode ser conferida no site oficial: poupatempo.pr.gov.br.