WhatsApp
Facebook
Paraná enfrenta mudanças extremas de temperatura entre calor recorde e chegada de frente fria

Depois de um domingo com recordes de calor em diversas cidades do Paraná, uma frente fria chegou ao Estado nesta segunda-feira (06), alterando drasticamente o tempo. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), há previsão de temporais e queda nas temperaturas.

No domingo (05), foram registradas as temperaturas mais altas de 2025 até agora em várias estações meteorológicas. Destaque para Apucarana (34,1°C), Campo Mourão (35,7°C), Cianorte (35,6°C), Cornélio Procópio (35,6°C), Loanda (39,5°C), Londrina (36°C), Maringá (36,4°C), Paranavaí (37,8°C), Santo Antônio da Platina (36°C), São Miguel do Iguaçu (37,5°C), Toledo (36,6°C), Ubiratã (35,9°C) e União da Vitória (33,4°C). A temperatura de Loanda foi a segunda mais alta do ano no Paraná, atrás apenas dos 42,5°C registrados em Capanema no dia 27 de abril.

Entre as medições realizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), outras cidades também registraram temperaturas recordes, como Cidade Gaúcha (37,8°C), Japira (34,3°C) e Joaquim Távora (36,6°C). Em Curitiba, os termômetros chegaram a 30°C por volta das 14h de domingo. No Estado, as temperaturas ficaram majoritariamente próximas aos 30°C, com exceção do litoral, que teve máximas menores: 25,9°C em Guaratuba e 26,6°C em Paranaguá.

O calor intenso foi causado pelo escoamento de ventos vindos do Norte do País. No entanto, a chegada de uma frente fria ao Paraná na manhã desta segunda-feira trouxe chuvas, ventos fortes e descargas elétricas, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste. Santa Helena, por exemplo, registrou uma rajada de vento de 61,6 km/h às 8h15. “Essa instabilidade, ao longo do dia, avança para as demais regiões, causando chuvas com descargas elétricas e também condições para temporais localizados, principalmente nas regiões do Interior do Estado”, explicou Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.

A instabilidade deve persistir até sexta-feira (10). Na terça-feira (07), a chuva terá maior intensidade na metade sul do Estado. No Norte e no Noroeste, são esperadas chuvas mais isoladas e de menor intensidade. A ausência do predomínio do sol deverá proporcionar um declínio acentuado das temperaturas, com máximas que não devem passar de 15°C nas cidades da metade sul. “A partir de quarta-feira, o eixo da frente fria se afasta para o oceano, mas a instabilidade permanece nas regiões paranaenses com chuvas isoladas, sendo mais registradas nas regiões da metade sul, onde deveremos ter entre quarta e sexta-feira valores acumulados bastante significativos”, acrescentou Barbieri.

Ainda que o maior volume de chuva esteja previsto para o sul do Estado, todas as regiões devem ter precipitações até sexta-feira. No Oeste e no Noroeste, pancadas isoladas podem ocorrer, o que significa chuva em algumas localidades e não em outras.

Curitiba, que amanheceu com 19,1°C nesta segunda-feira, deve enfrentar mínimas de 10°C até quinta-feira. Após os 30,5°C registrados no domingo (05), a máxima na terça-feira (07) não deve passar de 16°C, e tanto na quarta quanto na quinta-feira, não deverá superar os 13°C.

Já Loanda, no Noroeste, que teve uma das temperaturas mais altas do domingo, registrará entre 20°C e 26°C na terça-feira; 19°C a 27°C na quarta; e entre 16°C e 27°C na quinta. Em Cascavel, no Oeste, as mínimas devem oscilar em torno de 14°C até sexta-feira. As máximas não ultrapassarão os 22°C na terça-feira e ficarão em torno de 18°C na quarta e quinta-feira.

Palmas, no Sul do Estado, terá temperaturas ainda mais baixas, com máximas que não devem passar de 17°C entre terça (07) e quinta-feira (09), enquanto as mínimas ficarão entre 8°C e 11°C. No litoral, a amplitude térmica seguirá baixa. As temperaturas em Paranaguá devem variar entre 15°C e 19°C de terça a sexta-feira.

A partir de sexta-feira, as temperaturas começam a subir gradativamente em todas as regiões do Estado.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook