WhatsApp
Facebook
Paraná lidera produção nacional de mel com 14,6% e amplia participação no setor

O Paraná detém 14,6% da produção nacional de mel. Em seguida aparecem o Piauí (12,6%), Rio Grande do Sul (12%), Minas Gerais (10,9%), São Paulo (10%) e Ceará (9%). A região Nordeste continua se destacando como a maior produtora nacional, com um total de 26.527 toneladas.

O Paraná é o maior produtor de mel do País. De acordo com o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2024, o estado produziu 9,8 mil toneladas de mel, 16% a mais que em 2023. A informação faz parte do Boletim Semanal do Deral (Departamento de Economia Rural) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A publicação também detalha as exportações de soja e de bovinos, o avanço da colheita de trigo e o mapeamento das produções de suínos para reprodução, gramados e plantas perenes ornamentais.

Dois municípios paranaenses se destacam no pódio da produção nacional de mel. Arapoti ocupa o segundo lugar com 1.125.130 quilos, enquanto Ortigueira aparece em quinto, com 805.000 quilos. Ambos os municípios estão localizados na região dos Campos Gerais.

Segundo o IBGE, a produção nacional de mel em 2024 foi de 67.304 toneladas, o maior volume já registrado na série histórica da pesquisa, iniciada em 2016. O setor segue alcançando recordes anuais. O veterinário Roberto Carlos Andrade e Silva, do Deral, destaca que a produção tem se mantido estável, mesmo diante de adversidades climáticas, ameaça dos agrotóxicos, desmatamentos e poluição ambiental.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

ALEP
Compartilhe
WhatsApp
Facebook