A edição de outubro do programa MON Primeiros Passos proporcionará a crianças de 1 a 2 anos a oportunidade de explorar a arquitetura do Museu Oscar Niemeyer em um percurso sensorial. A atividade será realizada no dia 2 de outubro, quinta-feira, às 10h30, com duração de uma hora. A presença de um responsável acompanhando o bebê é obrigatória, sendo as vagas limitadas.
No encontro, mediado por educadores do museu, as crianças participarão de diversas atividades lúdicas e multissensoriais. Com o tema “Onde a linha vira dança: descobrindo as curvas do MON”, a oficina terá início no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do Museu. Posteriormente, os bebês poderão vivenciar uma experiência de desenho com giz de cera no Túnel. Em seguida, no espaço conhecido como a bailarina, localizado no Vão Livre, serão realizadas dinâmicas corporais inspiradas pelas curvas arquitetônicas do prédio do MON. Por fim, haverá uma oficina sensorial de pintura com água.
Os materiais necessários, como giz de cera, fitas de cetim e recipientes com água, serão fornecidos pelo MON. Caso os responsáveis identifiquem alguma alergia ou restrição relacionada aos materiais, é necessário comunicar a equipe do MON Educativo pelo e-mail [email protected] com até três dias de antecedência para que alternativas possam ser providenciadas.
A participação de cada bebê deverá ser acompanhada por um único responsável, sendo permitida a entrada de até dois acompanhantes por criança. O segundo acompanhante deverá adquirir o ingresso comum de acesso ao Museu, enquanto o ingresso específico para a oficina cobre a entrada e participação do bebê e de um responsável principal.
O programa MON Primeiros Passos propõe uma conexão sensível entre os pequenos e a arte, explorando os espaços do Museu por meio de ações multissensoriais. Os encontros são compostos por dinâmicas, oficinas e atividades que, muitas vezes, também abordam as exposições em cartaz no MON.
O Museu Oscar Niemeyer (MON), um patrimônio vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, se destaca por preservar importantes obras de arte das produções nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. O acervo do MON inclui cerca de 14 mil obras de arte, estando distribuídas em uma área construída superior a 35 mil metros quadrados. Com essas características, o museu é reconhecido como o maior de arte na América Latina.