A partir da próxima segunda-feira (15), os passageiros do transporte coletivo de Curitiba poderão expressar suas opiniões sobre o serviço público. A Urbanização de Curitiba (Urbs) e o World Resources Institute (WRI) darão início à pesquisa QualiÔnibus, com o objetivo de avaliar a satisfação dos usuários em diversos aspectos, como acesso ao transporte, tempo de espera, custo, conforto, segurança, integração, confiabilidade e formas de pagamento e recarga de créditos. A coleta de informações será realizada por fiscais da empresa, que percorrerão pontos de ônibus, estações-tubo e as próprias linhas durante dez dias.
Além da avaliação do serviço, o levantamento buscará traçar um perfil detalhado dos passageiros, incluindo questões sobre motivos de deslocamento, quantidade de ônibus utilizados, frequência de uso e a combinação com outros meios de transporte, como bicicletas, veículos próprios, táxis e aplicativos.
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destacou que os resultados da pesquisa serão fundamentais para a tomada de decisões e aprimoramento do sistema. “A pesquisa é um balizador que nos ajuda a apontar áreas com bom resultado e outras em que é necessário melhorar. Ela é especialmente importante neste momento em que estamos elaborando o edital do novo contrato de concessão do transporte coletivo. Ouvir e entender as demandas dos passageiros é essencial”, afirmou Maia Neto.
Nesta quinta-feira (11), aproximadamente 50 fiscais da Urbs participaram de um treinamento especial para conduzir o levantamento. Identificados com crachás contendo a palavra ‘pesquisador’, esses profissionais trabalharão entre 6h e 19h30, abordando usuários para aplicação das 63 perguntas que compõem a pesquisa. Segundo Clodoaldo Valentim, coordenador da unidade de gestão de riscos da Urbs, as entrevistas são rápidas, levando cerca de 12 minutos para serem concluídas.
“Os fiscais identificados se apresentarão e pedirão permissão para coletar a opinião do usuário. A pesquisa é rápida e simples. Os fiscais vão usar cartões com as perguntas para facilitar a visualização das questões pelos usuários. As respostas são inseridas na plataforma da pesquisa pelo celular”, explicou Valentim.
Ao todo, serão realizadas 958 entrevistas, abrangendo 106 linhas de ônibus. A escala de avaliação utilizada nas perguntas varia de 1 a 5, sendo posteriormente convertida em notas de 0 a 10. A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer em até 30 dias após o término do levantamento.
Este é o segundo levantamento consecutivo realizado pela Urbs em parceria com o WRI para avaliar o sistema de transporte coletivo da cidade. Na edição anterior, realizada no ano passado, o sistema de Curitiba obteve uma nota média de satisfação de 6,5. Entre os resultados detalhados, os melhores índices foram atribuídos à qualidade do atendimento ao cliente (7,5), acesso ao transporte (7,0) e integração (6,9). Já os pontos mais críticos foram segurança pública e o gasto com transporte.