WhatsApp
Facebook
Carlo Acutis é canonizado e se torna o primeiro santo 'millennial'

Carlo Acutis, conhecido como o ‘influencer de Deus’, foi canonizado neste domingo (7) pelo papa Leão XIV, tornando-se o primeiro santo ‘millennial’. O adolescente italiano, apaixonado por tecnologia, faleceu em 2006, aos 15 anos. Durante a missa solene, o papa pronunciou a fórmula latina que oficializa sua canonização e também a do estudante leigo Pier Giorgio Frassati (1901-1925). A cerimônia, realizada na Basílica de São Pedro, foi recebida com aplausos e reuniu milhares de fiéis, principalmente jovens devotos de Acutis, que levaram santinhos com sua imagem.

Estiveram presentes o presidente italiano, Sergio Mattarella, a mãe de Acutis, Antonia Salzano, que entregou o relicário contendo um fragmento do coração do filho ao altar, além de seus dois irmãos. Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991 em Londres, mudando-se posteriormente para Milão com a família. Desde cedo, demonstrou dedicação à Igreja e resumiu sua fé com a frase: “A Eucaristia é o meu caminho para o Céu.”

Apaixonado por programação, Acutis desenvolveu, ainda adolescente, um site multilíngue que documentava milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja, destacando-se em uma época onde essas inovações digitais eram dominadas por profissionais. Conhecido por passar horas em oração, seu legado tecnológico lhe rendeu o apelido de ‘influencer de Deus’. Acutis afirmava que era possível usar a internet como ferramenta para espalhar o Cristianismo, uma mensagem bem aceita pelo Vaticano, que tem se esforçado em incentivar a prática eucarística em meio a dados que mostram que muitos católicos não acreditam na presença de Cristo na hóstia consagrada.

Carlo foi diagnosticado em outubro de 2006 com uma leucemia agressiva, falecendo poucos dias depois, em 12 de outubro de 2006. Seu corpo foi conservado e exposto na Basílica de São Francisco, em Assis, vestindo calça jeans e tênis Nike, atraindo peregrinos do mundo inteiro. Ele foi beatificado em 10 de outubro de 2020 e, em maio de 2023, o papa assinou o decreto para sua canonização.

A Congregação para a Causa dos Santos reconheceu dois milagres atribuídos a Carlo Acutis. O primeiro, em 2010, foi a cura inexplicável de uma criança brasileira com malformação congênita do pâncreas. O segundo ocorreu em 2022, quando Valéria, uma jovem da Costa Rica, começou a respirar sozinha após sua mãe rezar no túmulo de Acutis em Assis. Valéria havia sofrido um traumatismo craniano grave após uma queda de bicicleta, com poucas chances de recuperação, segundo os médicos.

Durante a primeira missa de canonização de seu pontificado, o papa Leão XIV canonizou também Pier Giorgio Frassati, que morreu jovem. O processo das canonizações estava originalmente marcado para o início do ano, mas foi adiado devido à morte do papa Francisco, em abril. Francisco era um grande defensor da canonização de Carlo, afirmando que a Igreja precisava de figuras como ele para atrair jovens à fé em tempos de transformação digital.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

FEIRA DA LOUÇA - 2025 - 300x300
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!