WhatsApp
Facebook
Paraná terá menor alíquota de IPVA do Brasil com redução para 1,9%; veja detalhes

Os paranaenses já podem calcular de forma simplificada o quanto economizarão com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2026. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) disponibilizou uma calculadora que mostra, de forma direta, o impacto da nova alíquota de 1,9% no bolso dos consumidores. Anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na quarta-feira (20), a mudança representa uma redução superior a 45% na cobrança do IPVA no estado. O imposto será reduzido dos atuais 3,5% para 1,9% do valor venal dos veículos.

A ferramenta disponibilizada pela Sefa permite que o contribuinte informe o valor de seu veículo para visualizar a diferença entre a cobrança na alíquota atual e o montante estimado para 2026 sob a nova taxa. Outra possibilidade é realizar a simulação com base no que foi pago de IPVA em 2025. O usuário precisa apenas inserir o valor quitado no exercício atual, e a calculadora fará a projeção para o próximo ano. Contudo, é importante ressaltar que esses cálculos são apenas estimativas. O valor do IPVA é determinado com base no valor venal de cada veículo, estipulado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em uma pesquisa regional, o que pode gerar variações nos resultados.

Essa redução histórica coloca o Paraná como o estado com a menor alíquota de IPVA em todo o Brasil. A medida abrange quase 83% da frota tributada, composta por 4,1 milhões de veículos. Desses, 3,4 milhões de proprietários serão beneficiados pela redução do imposto, incluindo donos de automóveis, motocicletas acima de 170 cilindradas, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, motonetas, utilitários, motorhomes, triciclos, quadriciclos e caminhões-tratores. Entre os veículos beneficiados, automóveis são os mais representativos, com mais de 2,5 milhões de unidades tributadas. Em seguida, vêm as motocicletas (268,7 mil), caminhonetes (244,7 mil) e camionetas (225,1 mil).

Não haverá mudanças para veículos com alíquotas diferenciadas. Assim, ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga ou movidos a gás natural veicular (GNV) seguirão tributados com a alíquota de 1%.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS
Compartilhe
WhatsApp
Facebook