O Paraná será palco de dois campeonatos mundiais de futebol de 7 neste mês de agosto. As cidades-sede serão Curitiba, com competições tanto no masculino quanto no feminino. A Copa do Mundo de Futebol 7 ocorre de 21 a 24 de agosto, no Jardim Botânico. Logo em seguida, de 25 a 27 de agosto, o Ginásio do Tarumã recebe o Campeonato Mundial de Clubes, voltado à categoria masculina.
Os eventos são organizados pela Futebol 7 Brasil, em parceria com a Federação Internacional de Futebol 7 (FIF7) e contam com o apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte, e da prefeitura de Curitiba. Ambos terão entrada gratuita e transmissão para mais de 20 países.
“Curitiba vem se tornando referência mundial em eventos esportivos. A realização desses dois campeonatos em nossa cidade consolida ainda mais esta imagem”, afirma o secretário do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski.
“É uma enorme satisfação trazer a Copa do Mundo e o Mundial de Clubes para Curitiba. Os apoios do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura foram fundamentais para tornar esse grande espetáculo possível”, declara Hugo Loureiro, presidente da Federação Internacional de Futebol 7 (FIF7). “O evento colocará a cidade em destaque no cenário esportivo internacional e será uma grande celebração do esporte.”
Em sua nona edição, a Copa do Mundo de Futebol 7 reúne 16 seleções masculinas e femininas de todos os continentes. Entre os participantes estão Brasil, Itália, Rússia, México, Colômbia, Argentina, Chile, Sérvia, Cazaquistão, Equador, Japão, Moçambique, Hong Kong, Belize, Uruguai e El Salvador.
Um dos destaques da competição será Formiga, ex-capitã da seleção de futebol. Com sete Copas do Mundo FIFA e sete Olimpíadas no currículo, a jogadora disputará sua segunda Copa do Mundo de Futebol 7, reafirmando seu status como uma das maiores atletas da história do futebol.
Já o Campeonato Mundial de Clubes reunirá 36 equipes que representam a elite do Futebol 7 internacional, prometendo jogos de alto nível técnico. As duas últimas edições ocorreram em Puebla (México) e Roma (Itália). Agora, a competição retorna ao Brasil, que havia sediado anteriormente no Rio de Janeiro. A escolha de Curitiba como palco deste evento reforça o protagonismo esportivo da cidade no cenário mundial.