Um ciclone extratropical no Paraná está previsto para alterar as condições meteorológicas em várias regiões do estado a partir desta terça-feira (19). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fenômeno trará uma frente fria e possíveis vendavais.
Lizandro Jacóbsen, meteorologista no Simepar, explicou que o ciclone se encontra em formação e intensificação entre a Argentina e o Uruguai, com impactos esperados no Sul do Brasil. “No Paraná, esse sistema traz um impacto mais severo no Oeste e Sudoeste, com ventos intensos variando entre 50 e 60 km/h”, afirmou.
As condições meteorológicas devem mudar significativamente durante a terça-feira. Conforme o Simepar, o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil trará rajadas de vento pré-frontais de intensidade moderada a forte, que podem atingir cerca de 70 km/h em localidades da “metade-oeste” do Paraná.
A frente fria avançará pelo estado nesta quarta-feira (20), tornando o tempo instável e chuvoso, além de provocar rajadas de vento variando entre 50 e 60 km/h. “Hoje, como ainda permanece muito quente, o contraste de pressão e temperatura deixa o tempo com ventos persistentes ao longo do dia. As rajadas de vento ganham intensidade ao longo da tarde”, explicou Jacóbsen.
Na quinta-feira (21), após a passagem da frente fria e o afastamento do ciclone extratropical, o Simepar prevê um declínio intenso nas temperaturas em diversas regiões do Paraná.