WhatsApp
Facebook
Adiamento de interdição da ponte entre Lapa e Campo do Tenente na PR-427 impacta obras

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) comunicou o cancelamento da interdição, inicialmente prevista para começar nesta segunda-feira (18), da ponte sobre o Rio da Várzea na PR-427, que liga as cidades de Lapa e Campo do Tenente. A decisão foi tomada devido à necessidade de mais tempo para os preparativos das obras emergenciais. A nova data para a interdição será anunciada em breve.

A obra é considerada urgente e prevê a reforma do tabuleiro da estrutura, que apresenta danos significativos nos grampos de fixação das chapas metálicas, rompimento de soldas na ligação entre as chapas e o gradil, além de acumulação de óleo. Técnicos do DER/PR apontaram que os problemas derivam, entre outros fatores, do excesso de peso e velocidade dos veículos pesados que cruzam a ponte, características estruturais da construção e da idade da estrutura, que opera desde o final do século XIX.

Por se tratar de uma ponte com faixa única de tráfego, a interdição total é necessária. No entanto, dependendo do andamento dos serviços, poderão ser adotadas medidas como o sistema pare-e-siga ou bloqueio somente no período diurno. Durante o período de interdição, a rota de desvio para caminhões será pelas rodovias BR-476 e BR-116, enquanto veículos leves poderão utilizar uma estrada municipal não pavimentada. Sinalizações serão dispostas nas vias de acesso para orientar os motoristas sobre os bloqueios e os desvios.

Os trabalhos incluem a remoção completa das chapas metálicas atuais e a instalação de um gradil metálico de rolamento, utilizando técnicas de fixação adequadas às condições de tráfego da ponte. Serão realizados ainda reforços na treliça metálica, melhorias nos acessos dos dois lados, limpeza, pintura da estrutura e outros serviços. O investimento total na obra é de R$ 2.503.540,30, com previsão de execução em quatro meses.

A ponte tem 152,95 metros de extensão e pista com 3,3 metros de largura. Originalmente construída no final do século XIX como parte de uma antiga ferrovia, a estrutura foi adaptada para o tráfego rodoviário por volta de 1960.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!