A Paróquia São Sebastião, em Quatro Barras, realizou nesta quinta-feira (14) a tradicional Missa dos Trabalhadores, com uma intenção especial em memória das vítimas da explosão na fábrica da Enaex Brasil, ocorrida na última terça-feira (12). A celebração lotou a igreja, com pessoas ocupando todos os assentos e permanecendo também do lado de fora para acompanhar o momento de fé e homenagem.
O momento de fé e comunhão reuniu colaboradores da empresa, familiares, amigos, diretores da Enaex e moradores das comunidades vizinhas, todos em busca de conforto e união diante da tragédia que vitimou nove pessoas e deixou sete feridos. A celebração, presidida pelo pároco padre Newton Pereira, teve duração de 30 minutos e foi realizada na própria paróquia, situada na Avenida São Sebastião, no Centro da cidade.
Durante a homilia, o sacerdote expressou palavras de solidariedade e esperança. “Esse momento de dor e tristeza não tem muito o que possamos fazer, a não ser nos unirmos em oração. Amar também é estar ao lado de quem sofre. Queremos expressar o nosso amor, a nossa gratidão e a nossa fraternidade”, disse.
Padre Newton também disse que a Igreja não quer estar distante das famílias enlutadas e lembrou que a Diocese de São José dos Pinhais está em oração pelas vítimas. “Ainda hoje celebramos missa em intenção de todos os que perderam a vida e por seus familiares. Essa oração nos dará a fortaleza necessária para levantar a cabeça e continuar a nossa caminhada”, afirmou.
Em sua mensagem, o religioso citou a passagem bíblica em que Jesus conforta Marta após a morte de Lázaro, citando a fé na vida eterna. “A nossa carne morre, mas acreditamos plenamente na vida no céu, junto de Deus. Temos fé de que esses nossos irmãos, que partiram de forma trágica, agora estão alegres na presença do Senhor.”
Padre Newton encerrou lembrando que, assim como São Maximiliano Kolbe entregou a vida para salvar outro, os trabalhadores que morreram estavam também doando-se às suas famílias. “Eles cumpriram sua missão, cuidando e garantindo o sustento de quem amavam. Rezamos para que estejam em paz e para que Deus seja o nosso consolo e a nossa força.”