WhatsApp
Facebook
Prazo para inscrições no Enamed é prorrogado até 30 de julho; exame ocorre em outubro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Agora, o período de inscrição vai até o dia 30 de julho, incluindo as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Enamed.

A aplicação do exame está marcada para 19 de outubro. Ele terá como base conteúdos, habilidades e competências das áreas de clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade; saúde coletiva; e, de forma interdisciplinar, saúde mental.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Enamed seguirá critérios alinhados ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e observará as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), além dos normativos e legislações referentes à prática profissional médica. O exame será composto por 100 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas de forma igualitária entre as áreas avaliadas. Ele incluirá também três questionários: um para estudantes concluintes de medicina inscritos no Enade, um questionário contextual para os demais participantes e, por fim, um questionário de percepção da prova, todos de preenchimento obrigatório.

Cronograma:

Inscrição: 7 a 30 de julho
Solicitação de atendimento especializado: 7 a 30 de julho
Recurso: 11 a 15 de agosto
Resultado do recurso: 20 de agosto

Esta será a primeira edição do Enamed, que se torna obrigatório a partir de 2025 para todos os estudantes de medicina inscritos no Enade como concluintes de curso. O exame também estará disponível para participação voluntária de outros interessados que desejem utilizar os resultados no processo seletivo das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).

De acordo com o MEC, o Enamed tem como objetivos avaliar se os concluintes de medicina adquiriram as competências e habilidades estipuladas pelas DCNs e oferecer informações que contribuam para o aprimoramento da educação médica no país. Além disso, o exame busca unificar a avaliação do Enade com a prova teórica do Enare, otimizando os processos de acesso à residência médica e garantindo que os futuros médicos estejam preparados para atuar de forma qualificada no Sistema Único de Saúde (SUS).

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!