WhatsApp
Facebook
Parque Nacional do Iguaçu apresenta nova trilha e visitação noturna sob as estrelas

O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, anunciou dois novos atrativos para seus visitantes: o Circuito São João e o Céu das Cataratas. A iniciativa tem como objetivo proporcionar experiências diferenciadas e prolongar o tempo de permanência dos turistas na área. Nos primeiros seis meses deste ano, o parque recebeu 946.420 visitantes, um aumento de 10,91% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 853.340 visitas.

O Circuito São João envolve uma trilha dentro da Mata Atlântica, oferecendo pontos específicos para banho de rio e cachoeira e destacando aspectos histórico-culturais do parque. Um dos principais atrativos, previsto para 2025, será a reabertura da antiga Usina São João, atualmente em revitalização. O circuito, com 1,9 quilômetro de extensão, está incluído no ingresso convencional do parque. A trilha começa a cerca de 200 metros da Escola Parque, com entrada paralela à ciclovia no sentido do Centro de Visitantes, e pode ser acessada pela primeira parada de ônibus. O trajeto inclui riachos, paredões rochosos e cachoeiras até a sede do ICMBio, órgão responsável pela administração da área.

Durante o percurso, os visitantes encontram três áreas próprias para banho, identificadas por placas e infraestrutura adequada. Essas áreas, que incluem duas corredeiras e uma cachoeira, podem ter o acesso temporariamente interditado caso o volume do Rio São João esteja elevado. Para garantir a segurança, orienta-se que os visitantes sigam apenas os caminhos demarcados e utilizem os locais de banho permitidos.

O Circuito São João também oferece um mergulho na história do parque. A trilha inclui o complexo hidrelétrico da antiga Usina São João, a primeira de Foz do Iguaçu, cuja infraestrutura provisória operou de 1939 a 1943 e foi essencial para a criação do Parque Nacional do Iguaçu. O circuito permite a observação de estruturas como a barragem, a casa de força e as ruínas da antiga Vila São João, que abrigava cerca de 200 moradores no período de construção do parque. O passeio está disponível todos os dias, respeitando os horários de funcionamento do parque. Recomenda-se iniciar a trilha até as 15h30, pois o tempo médio para conclusão é de 80 minutos. Consulte o mapa do circuito no site.

Outra novidade do parque é o Céu das Cataratas, uma experiência noturna que começa no próximo sábado, 12 de julho. Realizada exclusivamente aos sábados, para grupos de até 20 pessoas, a atividade proporciona uma imersão sensorial sob as estrelas. Os participantes são conduzidos a um mirante com vista privilegiada para as Cataratas do Iguaçu, onde espreguiçadeiras, mantas e almofadas oferecem conforto para apreciar o céu, livre de interferências luminosas. O passeio requer compra antecipada pelo site https://bit.ly/CeudasCataratas.

O embarque para o Céu das Cataratas ocorre às 18h30, no Centro de Visitantes do parque, com retorno às 20h30 em frente ao Hotel das Cataratas. Moradores de Foz do Iguaçu e municípios vizinhos têm um desconto de 20% no valor, mediante comprovação de residência. O ingresso com tarifa reduzida deve ser reservado no link https://bit.ly/CeudasCataratas-PasseComunidade.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!