Curitiba enfrentou um período de 83 horas com temperaturas abaixo de 10°C, encerrado pouco após as 9h desta sexta-feira (04), quando os termômetros registraram 11,4°C. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a cidade não passava tanto tempo consecutivo com temperaturas tão baixas desde 2013.
O último registro significativo de sol na capital ocorreu na tarde de domingo (29). Desde então, a combinação de nebulosidade e uma massa de ar frio manteve os termômetros em queda. Na segunda-feira (30), as temperaturas oscilaram entre 9,6°C e 15,7°C, mas à noite a cidade já estava na casa dos 10°C. Somente nesta sexta-feira (04), Curitiba voltou a registrar valores acima, atingindo 11°C. Na terça-feira (1º), as temperaturas variaram entre 6,2°C e 9,6°C; na quarta (02), ficaram entre 5,5°C e 6,9°C; enquanto na quinta-feira (03), oscilaram de 5,8°C até 10°C. Nesta sexta, a mínima foi de 9,4°C, e até as 15h a máxima registrada havia sido de 13,4°C, medida às 13h30.
A última vez que Curitiba teve um período maior de frio contínuo foi em julho de 2013, quando a cidade registrou 93 horas consecutivas com marcas abaixo de 10°C. Mais recentemente, em junho deste ano, a cidade acumulou 67 horas abaixo dessa marca.
A previsão para os próximos dias é de melhora nas condições climáticas, com tempo seco e elevação das temperaturas. “Esses últimos quatro dias foram bastante impactantes em Curitiba, pois a ausência de sol aumenta até a sensação de frio, mas no fim de semana já são esperadas máximas de até 18°C na Capital”, explicou Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar. Ele destacou ainda que o sol deve aparecer de maneira progressiva. “Nesta sexta já tivemos algumas aberturas rápidas de sol à tarde, e no sábado e domingo teremos novas aberturas de sol”, acrescentou.