Música, dança, feira de produtores, artesanato e muito pinhão, preparado de diversas formas. A 1ª Festa do Pinhão de Piraquara será realizada de 11 a 13 de julho no centro histórico da cidade. O evento movimenta a economia local e é uma opção de lazer para as famílias de Curitiba durante o inverno. A semente da araucária, um dos alimentos mais tradicionais da região Sul, é celebrada como patrimônio cultural, gastronômico e natural do município. A festa ainda orienta os visitantes sobre a importância da preservação das araucárias.
“Uma das nossas prioridades para este ano é impulsionar o turismo nos municípios da região, incentivando as economias locais. Festas típicas e eventos culturais são uma grande oportunidade para atrair visitantes do entorno. Agora com o frio, conhecer a cidade vizinha e curtir um pinhão quentinho é uma ótima opção para os curitibanos”, afirma o secretário para o Desenvolvimento da RMC, Thiago Bonagura.
A Secretaria da RMC articula o desenvolvimento integrado metropolitano e promove o debate sobre desafios comuns e boas práticas entre os municípios, além de apresentar projetos e ações replicáveis. A região reúne 29 cidades e conta com uma população superior a 3,7 milhões de pessoas. “Queremos aproveitar o potencial de cada município e fomentar o desenvolvimento integrado”, destaca Bonagura.
De acordo com regulamentações, a colheita do pinhão é permitida entre abril e junho. Essa cadeia produtiva é responsável por gerar renda para milhares de famílias paranaenses. Na última safra, houve uma movimentação financeira que ultrapassou R$ 22 milhões. As regiões Central, Sul e Sudoeste concentram o maior volume de produção de pinhão no estado do Paraná.