Os brasileiros podem, a partir desta terça-feira (27), cadastrar-se para o recebimento automático de valores esquecidos em bancos e instituições financeiras. A mudança introduz uma nova forma de solicitar o resgate por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. Até então, usuários precisavam realizar o processo manualmente para cada solicitação.
De acordo com o Banco Central, o objetivo da novidade é ‘facilitar a vida do cidadão’. Com a adesão ao serviço, não será mais necessário consultar o sistema regularmente nem registrar solicitações individuais para os valores encontrados no nome do interessado. No entanto, a adesão à funcionalidade é opcional. O cadastro requer uma conta gov.br com nível prata ou ouro, além de autenticação em duas etapas. É importante destacar que o serviço está disponível somente para pessoas físicas.
A chave Pix vinculada ao número do CPF é um requisito essencial para o resgate dos valores. No entanto, as instituições que ainda não aderiram ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo que as solicitações sejam feitas manualmente. A mesma regra é aplicada para valores associados a contas conjuntas, que também necessitam de pedidos individuais.
O Sistema de Valores a Receber, disponível no site oficial do Banco Central, permite que pessoas físicas e jurídicas consultem recursos esquecidos em bancos, consórcios e outras instituições financeiras. Além disso, é possível verificar possíveis valores deixados por pessoas falecidas, caso o interessado tenha os dados necessários para a consulta.
Para acessar o sistema, é preciso informar CPF e data de nascimento no portal do SVR e, para os resgates, utilizar uma conta gov.br. Atualmente, o sistema contabiliza R$ 6,9 bilhões em valores esquecidos por 42.133.520 CPFs. Desde o início do programa, R$ 7,4 bilhões já foram devolvidos, beneficiando 27 milhões de consumidores.