Com a chegada de uma nova remessa de vacinas contra a covid-19 fornecidas pelo governo estadual, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba retomará, a partir desta segunda-feira (03), a imunização para crianças de 5 a 11 anos pertencentes ao grupo especial (com comorbidades; com deficiência permanente; indígenas, ribeirinhos, quilombolas). Para otimizar a utilização das doses disponíveis, a vacinação será concentrada em dez unidades de saúde da cidade.
A SMS informou que Curitiba recebeu 909 frascos da vacina Moderna, sendo que cada frasco contém cinco doses. As doses devem ser utilizadas em até 12 horas após a abertura do frasco. A campanha para este público estava suspensa desde 14 de novembro de 2024.
Os locais de vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos são os seguintes:
– Distrito Sanitário Boqueirão: Unidade de Saúde Visitação – Rua Bley Zorning, 3136 – Boqueirão
– Distrito Sanitário Cajuru: Unidade de Saúde Iracema – Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia
– Distrito Sanitário CIC: Unidade de Saúde Oswaldo Cruz – Rua Pedro Gusso, 3.749 – Cidade Industrial
– Distrito Sanitário Boa Vista: Unidade de Saúde Bacacheri – Avenida Erasto Gaertner, 797 – Bacacheri
– Distrito Sanitário Portão: Unidade de Saúde Vila Guaíra – Rua São Paulo, 1.495 – Vila Guaíra
– Distrito Sanitário Santa Felicidade: Unidade de Saúde São Braz – Rua Antonio Escorsin, 1.960 – São Braz
– Distrito Sanitário Pinheirinho: Unidade de Saúde Vila Feliz – Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo
– Distrito Sanitário Bairro Novo: Unidade de Saúde Bairro Novo – Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado
– Distrito Sanitário Tatuquara: Unidade de Saúde Monteiro Lobato – Rua Olivio José Rosetti, 538 – Tatuquara
– Distrito Sanitário Matriz: Unidade de Saúde Mãe Curitibana – Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco
A vacinação de rotina continua disponível para outros grupos em Curitiba. Desde 12 de dezembro de 2024, a imunização contra a covid-19 para idosos, gestantes e pessoas do grupo especial com 12 anos ou mais é realizada em 109 unidades de saúde. Para crianças de 6 meses a 4 anos, a vacinação segue sendo oferecida, desde 2 de janeiro de 2025, em 108 unidades de saúde da cidade, exceto na unidade Ouvidor Pardinho.
Conforme o Ministério da Saúde, a vacinação contra a covid-19 foi incorporada ao calendário anual de imunização. Pessoas com 60 anos ou mais devem tomar uma dose a cada seis meses, enquanto gestantes devem receber uma dose durante a gravidez. Para crianças, a vacinação faz parte do calendário vacinal desde janeiro de 2024, com três doses disponíveis (aos seis, sete e nove meses de idade), aplicadas atualmente com a vacina Pfizer Baby.
Além desses públicos, o reforço anual da vacina é destinado a grupos especiais, que incluem imunossuprimidos com 5 anos ou mais; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; pessoas em situação de rua; pessoas com comorbidades com 5 anos ou mais; pessoas com deficiência permanente com 5 anos ou mais; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; moradores e funcionários de instituições de longa permanência; pessoas privadas de liberdade; jovens em medidas socioeducativas e funcionários ligados ao sistema prisional.
A orientação para pessoas que tiveram covid-19 é aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas antes de se vacinar. Para outras condições de saúde, a recomendação é esperar até que estejam sem sintomas.