O governo do Paraná dará início em março a uma nova etapa de formação de voluntários para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais. A Capacitação em Brigadistas Civis Voluntários será realizada em parceria entre a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e o Instituto Água e Terra (IAT). O principal objetivo é reforçar o contingente disponível para intervir especialmente nas Unidades de Conservação (UC) durante o segundo semestre do ano, período mais crítico para ocorrências.
A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 28 de fevereiro no site da Defesa Civil Estadual. Podem participar pessoas com mais de 18 anos que residam no estado e integrantes do programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (UCs) do Paraná, dentro do Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza (Previna). As vagas são limitadas.
O curso terá carga horária de 40 horas, sendo 25 horas destinadas ao conteúdo teórico em formato de ensino a distância (EAD) e outras 15 horas no módulo prático. As aulas teóricas estarão disponíveis entre os dias 3 e 31 de março. Os participantes aprovados nessa fase inicial passarão para o treinamento presencial.
Durante a capacitação, serão abordados temas como prevenção e controle de incêndios florestais, com destaque para a segurança da população e das equipes de resposta, além de estratégias para minimizar os danos às áreas verdes.
Em 2024, o Paraná registrou mais de 13.478 casos de incêndios florestais, número que representa mais que o dobro das ocorrências contabilizadas em 2023. De acordo com o tenente-coronel Ivan Fernandes, coordenador executivo da Defesa Civil Estadual, “o programa é voltado especialmente para a proteção das unidades de conservação do Paraná. A gente busca colocar para as pessoas que frequentam esses locais e que têm a preocupação com o meio ambiente todas as dinâmicas e os conceitos que envolvem a prevenção e o combate a incêndios em ambientes florestais.”