O Paraná conquistou mais um título relevante na 4ª Copa Cerveja Brasil, promovida pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) neste mês, em São Paulo. A cerveja Canoa Quebrada, da 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu, recebeu a medalha de prata na competição, que contou com cerca de 1.060 rótulos de 135 cervejarias do Brasil. O reconhecimento reforça o papel do Estado como protagonista no turismo cervejeiro e no segmento de bebidas artesanais.
De acordo com a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), o Estado já acumulou mais de 240 medalhas desde 2019 no Festival Brasileiro da Cerveja, o maior evento do setor no país. Neste ano, a Sabores do Malte, de Maringá, também conquistou destaque ao ser eleita, pela primeira vez, como a melhor cervejaria no Concurso Brasileiro de Cerveja, realizado em Blumenau.
Para Luana Ponciano, chefe do Departamento de Turismo Gastronômico do Viaje Paraná, as premiações reforçam como as cervejarias locais têm integrado o turismo em suas atividades. “Podemos dizer que hoje as cervejarias paranaenses já têm um olhar mais qualificado para o turismo, entendendo as questões que envolvem um roteiro, por exemplo. Basta ver como muitas delas já oferecem visitas guiadas em suas fábricas, criando uma experiência em meio à produção, degustação e harmonização das bebidas, transformando o produto em um atrativo turístico”, afirmou.
Segundo a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), o Paraná se firmou em 2024 como um dos estados com maior número de empresas no setor, totalizando mais de 170 cervejarias registradas e uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano. Para Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo, o segmento cervejeiro complementa o setor gastronômico, que é uma das principais atrações para visitantes no Estado. “Ter cada vez mais cervejas e rótulos consagrados eleva o nível do Paraná neste mercado. Esse é um segmento em ascensão e com grande busca por parte dos turistas, e para mostrar e aproveitar esse potencial, o Estado apoiou o lançamento da Rota Cervejeira em Curitiba”, destacou Nunes.
Curitiba já é reconhecida como um dos principais polos cervejeiros do Brasil. Mário Kleina, diretor de Comunicação da Procerva, ressaltou a relevância do Paraná no setor. “O Paraná é hoje referência no segmento e pioneiro no turismo que envolve essa produção, muito pela quantidade das cervejarias que existem aqui e também pela qualidade dos rótulos produzidos. Nossas cervejarias entregam produtos referência, o que resulta no reconhecimento do Paraná dentro do mercado brasileiro e até internacional. Os prêmios são importantes, porque acabam atraindo turistas e fomentando o turismo cervejeiro, um objetivo em comum entre o Estado e a Procerva.”
Em Foz do Iguaçu, outro destaque paranaense, a 277 Craft Beer já se consolidou como referência, acumulando mais de 30 premiações com seus rótulos. O proprietário da cervejaria, Agenor Maccari, celebrou as conquistas deste ano. “Para nossa cervejaria, 2024 foi um ano incrível porque participamos de diversos concursos e fomos premiados em muitos deles. Fizemos uma escolha, dando um toque brasileiro e regional para nossas cervejas, e isso tem dado muito certo”, disse Maccari.
A Rota Cervejeira de Curitiba, lançada recentemente com apoio da Secretaria estadual do Turismo (Setu-PR), tem impulsionado ainda mais o setor. O circuito inclui mais de 20 pubs, bares e microcervejarias distribuídos em 17 bairros da capital paranaense, entre eles Orleans, Santa Felicidade, Água Verde, Portão, Xaxim, Umbará, Hauer, Prado Velho, Boqueirão e Hugo Lange. O roteiro conecta turistas, apreciadores e profissionais às variadas experiências proporcionadas pela cultura local de cervejas artesanais.