Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nos municípios de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul e Tunas do Paraná foram diplomados nessa terça-feira (3) em solenidade que aconteceu no salão do Tribunal do Júri do Fórum Estadual de Bocaiúva do Sul. Os diplomas foram entregues por ordem de votação pelo juiz eleitoral Paulo Antonio Fidalgo, titular da 48ª Zona Eleitoral.
A diplomação marca o fim do processo eleitoral e atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas. Os cartórios eleitorais de todo o país têm até o dia 19 de dezembro para procederem a diplomação dos eleitos.
De Adrianópolis, foram diplomados o prefeito reeleito Vandir Veterinário (PSD), o vice-prefeito Pardal (UNIÃO) e nove vereadores. De Bocaiuva do Sul, foram diplomados o prefeito eleito João Maracanã (PSD), o vice-prefeito Elcio Nodari (MDB) e nove veradores. Por sua vez, de Tunas do Paraná, receberam os diplomas o prefeito reeleito Marco Baldão (PP), o vice-prefeito Luiz Carlos Polli (PDT) e nove vereadores. Por conta da limitação de espaço do salão do Tribunal do Juri, suplentes a vereador dos três municípios irão receber a diplomação em outra ocasião.
A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. Por ser tratar de uma eleição municipal, a competência fica a cargo das juntas eleitorais.
Vale lembrar que embora os eleitos tenham recebido seus respectivos diplomas, há processos com algumas candidaturas que ainda precisam ser julgados pela Justiça Eleitoral, no tocante a prestação de contas e outras exigências. O resultado dos julgamentos pode mudar a conjuntura dos candidatos eleitos futuramente.
Presenças
Participaram da diplomação o juiz eleitoral Paulo Antonio Fidalgo; o promotor eleitoral Rafael Pereira; o chefe do Cartório Eleitoral Jefferson Marques Vieira, além de servidores da Justiça Eleitoral, dos eleitos e seus familiares.
Marco Baldão evidenciou o trabalho realizado nos últimos anos e o orgulho de estar como prefeito de Tunas do Paraná
Reeleito com 2.911 votos (61,39%), Marco Baldão evidenciou o trabalho realizado nos últimos quatro anos e o orgulho de administrar Tunas do Paraná. “Quero agradecer os vereadores do meu grupo que nos ajudaram a estar aqui, em especial a Deus. É uma oportunidade de estar à frente no município por mais quatro anos. Conseguimos fazer um trabalho que surtiu o resultado e foi aceito pela nossa população. É uma honra e um orgulho muito grande estar à frente dessa cidade que eu tanto amo e tanto quero ver em desenvolvimento. Esse é o meu sentimento como cidadão, como tunense e como prefeito de Tunas do Paraná”.
“Não vim aqui para brincar, vim para trabalhar!”, disse João Maracanã
Eleito para o seu primeiro mandato como prefeito, João Maracanã enfatizou durante seu discurso que nunca ocupou um cargo eletivo e que vai contar com a experiência política de seu grupo para administrar o município de Bocaiúva Sul. “Estou aqui pela primeira vez, nunca fui candidato a prefeito ou a vereador e consegui ser eleito com apoio de meus veradores e da maioria da população. Estou aqui para fazer o melhor para o nosso município e para isso conto com a ajuda dos parceiros com mais experiência para fazermos acontecer. Eu não vim aqui para brincar, vim para trabalhar!”, disse João Maracanã que foi eleito com3.270 votos (45,27% do eleitorado bocaiuvense).
Promotor fala da importância da democracia e o olhar dos eleitos para quem mais precisa
Durante seu pronunciamento, o promotor Rafael Pereira falou da importância da Justiça Eleitoral para a democracia. Na ocasião, ele aproveitou para pedir que os eleitos exerçam seus mandatos com olhar voltado aos que mais necessitam. “A nossa Constituição coloca em primeiro lugar que o poder emana do povo e ele será exercido através de seus representantes. O respeito à democracia foi evidenciado nestas eleições. É dever e responsabilidade dos senhores eleitos em levar nas costas todas as demandas das pessoas que lhes confiaram o voto. Nossa comarca precisa de um olhar atento às pessoas que mais precisam do poder público. Tenho a certeza que os senhores, ao assumirem as funções com esse sentimento no coração, certamente vamos melhorar cada vez mais as nossas cidades”.
Juiz destaca igualdade de gênero como pilar democrático e a responsabilidade que os cargos exigem
“Quero aqui fazer um elogio à Bocaiúva do Sul e à Tunas do Paraná que cumpriram a meta de atingir os 30% de mulheres eleitas, conforme determina a Justiça Eleitoral. Nesses dois municípios, das nove cadeiras para o legislativo municipal, três delas serão ocupadas por mulheres. É importante essa representatividade feminina no processo democrático”. Com essa declaração, o juiz eleitoral Paulo Antonio Fidalgo, abriu seu momento de fala na sessão.
Responsável pela 48º Zona Eleitoral que abrange os municípios de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul e Tunas do Paraná, o magistrado com mais de 25 anos de atuação, reforçou sobre a responsabilidade que os cargos dos eleitos exigem. “Ano que vem todos os senhores serão chamados de ‘Excelência’. No entanto, a Excelência na qual é também aplicado a nós juizes, promotores, é na verdade em razão do cargo que ocupamos e não de nossa pessoa. O cargo que ocupamos exige muita responsabilidade e zelo. A partir dessa etapa não existe mais os interesses do partido político que foi eleito, mas sim de toda uma população”.