Santa Mônica Clube - Topo
WhatsApp
Facebook
Primavera no Paraná será quente e com chuvas abaixo da média, prevê Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) anunciou que a primavera, que começa oficialmente às 9h44 deste domingo (22) e se estende até as 6h20 de 21 de dezembro, será marcada por temperaturas acima da média histórica e chuvas inferiores ao esperado em todo o estado.

De acordo com as previsões, os maiores índices de temperatura serão observados nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral. Em outubro, a precipitação deve seguir padrões normais, enquanto em novembro e dezembro ficará mais próxima da média histórica.

“São esperadas ondas de calor e longos períodos sem chuvas”, afirma o meteorologista Reinaldo Kneib. A primavera, sendo uma estação de transição entre o inverno e o verão, pode trazer eventos meteorológicos severos, como rajadas de vento forte, granizo e alta incidência de raios. Por isso, o monitoramento contínuo e a emissão de alertas da Defesa Civil são essenciais para mitigar os impactos climáticos.

Kneib também destacou que, à medida que o verão se aproxima, os dias se tornam mais longos e quentes. O fenômeno meteorológico La Niña, que se formará entre a primavera e o verão com intensidade fraca, deve influenciar o clima paranaense até o primeiro trimestre de 2025. “Além disso, as águas do Oceano Atlântico Sul e a temperatura média do ar sobre a América do Sul continuarão mais quentes que o normal”, ressalta.

Primeiro dia da estação

O primeiro dia da primavera será quente e com pouca chuva. O tempo permanecerá ensolarado nas regiões Norte, Noroeste, Norte Pioneiro, Sudoeste e Oeste, enquanto Curitiba, Litoral, Centro-Sul e Sul terão céu nublado. A temperatura mínima prevista é de 15ºC em Guarapuava, Jaguariaíva, Ponta Grossa e na capital. A máxima pode alcançar 33ºC em cidades como Paranavaí, Umuarama, Maringá, Londrina, Jacarezinho e Guaíra.

A previsão diária do tempo pode ser consultada no podcast Simepar Informa e nas redes sociais do órgão. O site do Simepar oferece previsão horária por município, com detalhes sobre condições climáticas, temperaturas, probabilidade de chuvas, ventos, umidade e outros dados relevantes.

Os interessados em receber avisos sobre eventos severos podem se inscrever enviando um SMS para o número 40199 com o CEP de sua região.

Orientações aos produtores

A agrometeorologista Heverly Morais, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), alerta os agricultores sobre os cuidados necessários com as plantações nesta primavera. “O cenário é preocupante por causa das temperaturas muito elevadas e chuvas abaixo da média climatológica”, afirma.

Culturas como soja, milho e feijão podem ser impactadas, resultando em atraso na semeadura e desenvolvimento deficiente. Para minimizar os efeitos da estiagem, recomenda-se escalonar a semeadura e utilizar sementes de qualidade. As altas temperaturas também podem prejudicar hortaliças e outras culturas.

Morais sugere o uso de plantas de cobertura em sistemas de plantio direto como estratégia para melhorar a estrutura do solo e aumentar o armazenamento de água. “É fundamental que essa prática seja planejada e acompanhada por assistência técnica”, conclui.

Image 1 Primavera No Paraná Será Quente E Com Chuvas Abaixo Da Média, Prevê Simepar
Primavera No Paraná Será Quente E Com Chuvas Abaixo Da Média, Prevê Simepar 1 Primavera No Paraná Será Quente E Com Chuvas Abaixo Da Média, Prevê Simepar
WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp