WhatsApp
Facebook
Câmara de Bocaiúva do Sul é a única com maioria feminina no Paraná

As mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro e são as que mais comparecem nas eleições. No entanto, em termos de representatividade política, elas ainda são minoria. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que, das aproximadamente 5,5 mil cidades brasileiras que realizaram eleições municipais em 2020, apenas 45 têm maioria de mulheres nas câmaras, um número que não chega a 1% do total de municípios.

No Paraná, a única cidade onde as mulheres são maioria na câmara municipal é Bocaiúva do Sul, no Vale do Ribeira, com uma população de 13 mil habitantes. A câmara local conta com cinco vereadoras e quatro vereadores. Além disso, Bocaiúva do Sul é o único município do estado com uma mulher como presidente da câmara.

Em relação ao eleitorado do Paraná, 54% são mulheres, enquanto 47% são homens. Apesar dessa maioria, Flávia Viana, presidente do Núcleo de Inclusão e Diversidade do Tribunal Superior Eleitoral do Paraná, destaca a barreira que impede a presença feminina na política. “As mulheres costumam enfrentar a resistência dos próprios familiares e das pessoas mais próximas quando manifestam intenção de se lançar na política”, explica.

Outra dificuldade apontada por Flávia é a falta de incentivo dos partidos políticos. “Era importante que as lideranças partidárias vissem e se dessem conta de que as mulheres precisam de apoio interno para se sentirem seguras e encorajadas a estruturar suas candidaturas de maneira mais eficiente”, afirma. Segundo ela, com mais apoio, o público feminino teria mais chances na política.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!