WhatsApp
Facebook

O Paraná se uniu à competição com outros estados brasileiros para sediar uma unidade da renomada Escola de Balé da Ópera de Paris, possivelmente integrada ao Centro Cultural Teatro Guaíra. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, e o diretor-presidente do Guaíra, Cleverson Cavalheiro, se encontraram nesta segunda-feira (06) em Paris, França, com os representantes da companhia, Jean-Yves Kaced e Pascal Riu, para apresentar o estado e suas iniciativas culturais.

O objetivo da reunião é buscar uma parceria com a Escola, fundada por Louis XIV, que tem mais de 350 anos de história e realiza apresentações no tradicional Palais Garnier, com foco na formação de talentos do Paraná e do Brasil. Prevê-se que a escola comece a operar até 2025, coincidindo com o Ano da França no Brasil e vice-versa. A disputa está entre Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante o encontro, o governador destacou as características do Centro Cultural Teatro Guaíra, que abriga a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaíra, a G2 Cia de Dança e a Escola de Dança. Ele ressaltou a tradição do estado na formação de talentos para o Balé Teatro Guaíra e outros grupos renomados, além do reconhecimento nacional desses corpos artísticos.

Ratinho Junior também compartilhou os números de público do Guaíra em 2023, que registrou um recorde de 378.671 pessoas, uma média de mais de mil por dia, o maior em uma década. Ele mencionou projetos de descentralização cultural, como o “Guaíra Para Todos”, que leva apresentações artísticas para diferentes municípios.

A secretária da Cultura expressou otimismo após a reunião, destacando a produtividade do encontro e as perspectivas positivas para uma parceria com a Escola de Balé da Ópera de Paris. Também estiveram presentes Elietti de Souza Vilela, Áldice Lopes e Pedro Zacarias, representantes da Secretaria da Cultura e da Embaixada do Brasil em Paris, respectivamente.

Anteriormente, o governador se encontrou com Laurent Le Bon, presidente do Centro Georges Pompidou, para consolidar a parceria para a instalação de uma filial do museu em Foz do Iguaçu, a primeira na América Latina.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!